LIMPEZA PÓS MUDANÇA: O QUE VOCÊ DEVE SE ATENTAR NA CASA NOVA?

Uma nova casa ou apartamento apresenta muitas possibilidades. Paredes nuas, um espaço organizado e tudo disponível para arquitetar seu novo lar. Mas antes de começar a se divertir com a mudança para um novo local, você precisa cuidar do básico. Ou seja, a nova residência precisa estar limpa.

Quer você esteja alugando ou comprando, fazer uma limpeza é uma necessidade. A pessoa que morava lá antes de você, inevitavelmente deixou para trás alguma sujeira. Assim você precisa cuidar disso antes de realmente se instalar.

Limpar uma casa antes de se mudar é o caminho ideal, pois você não terá a dificuldade adicional de precisar contornar um monte de móveis e caixas. Mas se você tiver que esperar até depois da mudança, tudo bem - não pule completamente a limpeza.

Existem algumas etapas a serem seguidas na limpeza, assim você deve conseguir seu lugar pareça o mais brilhante e novo possível em apenas um dia ou dois. Aqui estão algumas dicas para você começar.

Limpe o alto antes 

O pó não é relegado a pisos e bancadas. Os ventiladores de teto, luminárias, prateleiras e outros recursos próximos ao teto são propensos a ficar sujos, mas eles não são limpos com tanta frequência e tendem a espalhar sujeira e poeira por todo o espaço. Como a limpeza desses recursos altos levará a área abaixo ficar um pouco suja também, comece no topo de cada depois desça.LIMPEZA PÓS MUDANÇA: O QUE VOCÊ DEVE SE ATENTAR NA CASA NOVA?

Dica profissional: as pás do ventilador de teto são notórias por espalhar poeira. Para minimizar o dano colateral, deslize uma fronha velha sobre cada lâmina e limpe-a para fora do centro do aparelho usando o interior da camada superior da fronha. A maior parte da poeira que sai é coletada no estojo, que você pode limpar ou atirar quando terminar.

Atenção à geladeira

Há algumas coisas que você pode adiar enquanto limpa tudo, mas armazenar sua comida perecível não é uma delas. Antes de começar o resto, comece limpando sua nova geladeira.

Por não ter comida, não deve demorar mais de 20 minutos. Remova as prateleiras e gavetas, se puder, e limpe-as individualmente com sabão e água morna. Para a parte interna da geladeira, faça uma solução de partes iguais de água e vinagre branco e use um pano limpo para esfregar todas as superfícies.

Se houver algum pedaço de papel para remover, deixe a solução de água / vinagre descansar e absorver um pouco. Verifique se as prateleiras estão completamente secas e depois devolva-as à geladeira. Repita essas etapas com o freezer.

Dica profissional: se você estiver lidando com um pouco de sujeira pegajosa na geladeira, que não se mexe, ferva água e despeje sobre ela. Quando a água estiver fria o suficiente para tocar, coloque seus músculos para trabalhar e esfregue profundamente. O lixo deverá sair.

Continue na cozinha
Depois que a geladeira estiver limpa, você poderá trabalhar no resto da cozinha. Siga a etapa um e comece com as luminárias, os cantos do teto e as partes superiores dos armários. Em seguida, faça os aparelhos: fogão, forno, microondas, lava-louças e pia, seguidos pelas bancadas. Faça os armários a seguir, limpando-os por dentro, por fora e prestando atenção especial às alças.

Dica profissional: o bicarbonato de sódio e o peróxido de hidrogênio são uma solução poderosa para se livrar das manchas mais difíceis da placa de fogão. Despeje o bicarbonato de sódio em uma tigela pequena e adicione peróxido de hidrogênio apenas o suficiente para fazer uma pasta. Espalhe sobre o fogão e deixe descansar por 15 minutos, depois esfregue.

Vá para os banheiros

A limpeza do banheiro tem tanto a ver com desinfetar quanto com superfícies impecáveis. Sabonete azul e uma esponja são praticamente tudo o que você precisa para a limpeza inicial, mas siga com um spray antibacteriano para se livrar de todos os germes remanescentes. Para assentos sanitários, basta ir em frente e substituí-los. É uma despesa pequena e a maneira mais eficiente de garantir que eles estejam realmente limpos.

Durante a limpeza, não esqueça as áreas inesperadas que você pode pular durante um dia normal de limpeza do banheiro. Além dos suspeitos de costume, também limpe e higienize o suporte de papel higiênico, interruptores de luz, torneiras e maçanetas das portas.

Dica profissional: pode ser difícil remover manchas de água em ferragens de metal, como torneiras e chuveiros. Para facilitar, esfregue-os com suco de limão fresco. O ácido é ótimo para quebrar manchas de água e fazer com que as superfícies metálicas brilhem como novas.

Ataque o resto do espaço

No restante do processo de limpeza, vá item por item, em vez de cômodo por cômodo. Na etapa um, faça isso de cima para baixo, então comece com o teto. Não se esqueça das superfícies facilmente ignoradas, como a parte superior das portas, janelas, interruptores de luz e interiores do armário. Para a maioria dessas áreas, um bom acessório de vácuo ajuda a aspirar a sujeira e o pó, que podem ser seguidos com panos úmidos e limpos.

Dica profissional: não lave as janelas quando o sol estiver no auge, pois isso dificulta a visualização de manchas e sujeira. Espere até a noite ou, pelo menos, comece com as janelas que estão na sombra.

Termine com o chão

Você começou no topo, então termine no chão. Para pisos de madeira, ladrilho e linóleo, comece usando um acessório de vácuo para limpar cantos e bordas e depois varra todos os detritos restantes. Não aspire toda a superfície, a menos que seu vácuo seja projetado especificamente para isso. Finalize esfregando, certificando-se de usar um produto que é seguro para a superfície em que você está usando.

Para uma limpeza de carpete realmente eficiente, convém usar um limpador a vapor. Se você não possui um, chame um profissional para fazer o trabalho ou alugue um em uma loja de ferragens local. Somente aspirar pode fazer com que o tapete pareça mais limpo, mas não ajuda muito na remoção de alérgenos ou na melhoria da qualidade do ar. E qual é a utilidade de limpar alguma coisa se você só vai fazer isso pela metade?